21JAN

Mais charme e elegância utilizando cortinas na decoração!

Para cada desejo, uma cortina diferente! Cortinas com tecidos mais encorpados como veludo, sarja, jeans e linho conseguem atender bem quando o que se quer é um quarto escurinho para dormir até mais tarde. Mas se prefere tecidos mais leves, com certeza terá uma atmosfera de mais leveza no quarto usando tecidos como algodão, voil, seda ou renda.

Podendo ter ainda a opção de duas situações em uma única cortina. Os blecautes de PVC, por exemplo, conseguem bloquear totalmente a luminosidade, principalmente se as cortinas vão até o chão. Eles Podem ser usados nos quartos e também na sala de TV ou home-theater.

Já os forros de tecido bloqueiam 70% da luminosidade e são mais maleáveis que o blecaute que têm aparência plástica. Também dá para combinar a cortina em tecido mais leve com telas solares ou outros modelos de persianas como as de fibras naturais de bambu, juta ou palha, mas eles escurecem pouco o ambiente.

As persianas são indicadas para serem usadas em ambientes refrigerados, pois nos dias quentes se as janelas ficarem abertas corre-se o risco de danificá-las pela ação do vento. Além disso, a batida repetitiva dela nas janelas sempre incomoda até os mais tranquilos. Para cada camada de tecido é preciso um trilho. O ideal é que ele seja usado quando houver cortineiro para que fique escondido. O varão é a opção quando não há cortineiro ou quando queremos fazer que ele seja uma parte importante da decoração do ambiente.

As cortinas de tecidos naturais acumulam muito pó em suas fibras, e nesse caso, essa opção não é a ideal para quem sofre com alergias. A escolha deve ser pelas persianas de madeira ou alumínio, que não acumulam muito pó e a limpeza pode ser feita somente com um pano úmido e limpo. A maioria das cortinas podem ser lavadas na máquina de casa. Essa limpeza deve ser feita com sabão neutro e de preferência não usar amaciante.

Na cozinha, dê preferência para as persianas, principalmente as de alumínio e as telas solares ou faça uma cortina com um tecido mais durável que consiga suportar constantes lavagens.

Não existe uma regra para o uso de cortinas e persianas, cada pessoa vai escolher entre uma e outra ou mesmo escolher as duas de acordo com o que é prioridade, seus ambientes, gostos e estilos.

Há uma enorme variedade de cores, composição e texturas e uma variedade maior ainda de composições que os ambientes podem ter.

Fonte: www.arquiteturadoabraco.com.br

Na Vitti você encontra cortinas para todos os ambientes de sua casa! Compre agora.

Voltar para Blog